Cooperativa de morangos da Chapada faz reposicionamento de marca visando acessar mais mercados

Cooperativa de morangos da Chapada faz reposicionamento de marca visando acessar mais mercados

Mais comum em climas temperados, o cultivo de morangos na Bahia conquista cada vez mais o interesse de agricultores e agricultoras familiares da região da Chapada Diamantina. As condições climáticas aliadas aos investimentos do Governo do Estado em empreendimentos da agricultura familiar na região, a exemplo da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada), do município de Mucugê, têm contribuído para o aumento da renda das famílias agricultoras.
Para continuar ampliando o acesso a mercados, a Coopchapada iniciou um processo de reposicionamento de marca para atrair mais clientes e favorecer a sua comercialização. Esse novo procedimento teve a participação direta da Assistente Técnica em Gestão (ATEG), Irene Lima, contratada a partir do projeto do Governo do Estado Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O trabalho desenvolvido repercutiu em avanços para a cooperativa, a partir da criação de uma nova marca e produção de novas embalagens. “Nós tiramos o excesso de cores e de informações, incluímos o Selo da Agricultura Familiar, o selo do in natura e também fizemos novos cartões de visita e um novo catálogo com a nova marca. Ficou mais profissional, mais bonita e o Bahia Produtiva tem toda a importância nisso. Hoje, os produtos chamam mais atenção dos mercados e o consumidor final vê que é uma coisa bem profissional”, ressaltou Irene.
O recurso investido pelo Governo do Estado no valor de R$ 3,5 milhões na cooperativa beneficiou 171 famílias com a entrega de mudas de morangos, equipamentos e insumos, um caminhão baú equipado para logística de entrega das frutas e a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), além de uma nova unidade de beneficiamento de frutas, que está em reta final de construção.
A ATER ofertada tanto na base de produção quanto na gestão é elogiada pelo presidente da Coopchapada, Cristiano Sousa, que vê a real possibilidade de concretizar o sonho da construção da sede da cooperativa, a partir dos avanços obtidos com o projeto Bahia Produtiva. “Através da atuação da ATER e da ATEG, nós tivemos uma melhora na qualidade dos nossos produtos”, comemora.
Com o mix de produtos que envolve os morangos in natura e congelados, amora, framboesa, mirtilo e maracujá, a Coopchapada hoje faz entregas por toda a Bahia e já chega a outros estados, como Paraíba e Rio Grande do Norte.
A ampliação da comercialização favorece o aumento de renda de agricultores familiares como Daivan Rocha. “O aumento da minha renda foi a partir do que a gente passou a receber de estrutura e também a partir da presença do técnico agrônomo para dar assistência técnica nas lavouras sobre o manejo dos morangos. Antes da cooperativa, minha renda era de um salário mínimo e hoje consigo uma média mensal de R$ 4.500,00”, celebra.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Vinny Publicidade com foto - divulgação