Modernização do aeroporto e capacitação turística beneficiam Lençóis

Modernização do aeroporto e capacitação turística beneficiam Lençóis

O destino Lençóis, na zona turística Chapada Diamantina, comemora a modernização do Aeroporto Coronel Horácio de Matos, localizado a 20 quilômetros do centro da cidade. Após negociações entre os governos municipal, estadual e federal, a partir da próxima quinta-feira (30), o terminal aeroviário poderá receber aeronaves de grande porte, como o Embraer 195-E2 e o Boeing 737-800, utilizando novos procedimentos de pousos e decolagens, autorizados pelo Departamento Nacional de Controle do Espaço Aéreo.
Atualmente, o município tem conectividade aérea com Salvador e Confins (MG), usando aeronaves de menor porte. A tendência é de que, após a intervenção no aeroporto, surjam novos voos para Lençóis. “A modernização do aeroporto é um marco, resultado da parceria da prefeitura com o governo estadual, que abre as portas de Lençóis para o mundo. Estamos prontos para receber mais turistas e oferecer experiências únicas, cujo resultado será o aquecimento da economia”, pontuou a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia.
Com a perspectiva de aumento no número de visitantes na Chapada Dimantina, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu, nesta semana, em Lençóis, a capacitação e qualificação sobre o atendimento a turistas LGBTQIAPN+ , para gestores públicos, empresários e profissionais que atuam em atividades de lazer na região. Os cursos, em parceria com a prefeitura, abordaram temas como inclusão, estruturação de destinos gay friendly (simpatizante) e potencial econômico do segmento.
Essa iniciativa merece parabéns. A atualização sobre a diversidade sexual e de gênero é importante para garantir um atendimento no turismo cada vez mais qualificado e promover o desenvolvimento da nossa região”, declarou a museóloga e pesquisadora cultural Luciana Moniz, que participou da capacitação.
A Chapada está entre os locais mais procurados por viajantes em busca de um destino gay friendly, que oferece riquezas naturais. Por isso, investimos na preparação dos agentes que fazem o turismo em Lençóis e municípios vizinhos, para receber bem o visitante desse segmento, que movimenta três bilhões de dólares no mundo.” Petra Perón, drag queen – coordenadora do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA