O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, controlou dois focos de queimada no Sudoeste da Bahia, nas margens da BR-030, no município de Guanambi e na rodovia BA-415, em Vitória da Conquista.
Primeiro – No final da tarde da última sexta-feira 1º de outubro, a guarnição de combate a incêndio do 2°SGBM/Guanambi, atuou por aproximadamente 06 horas no combate ao incêndio em vegetação que atingiu área próxima a futura instalação do Novo Parque de Exposições, na saída para Caitité, BR-030. Segundo o 7º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia (7GBMBA), local de difícil acesso onde a maior parte do trabalho foi feita com a utilização de técnicas de combate a incêndio florestal, com uso de ferramentas como pás, enxadas, abafadores, mochilas costais e facões. Não houve vítimas, mas enorme prejuízo a flora e fauna, constatada pela fuga e carbonização de animais silvestres. A operação contou com o apoio de carro pipa, cedido pela Prefeitura de Guanambi.
Segundo – No início da tarde de ontem (02/10), as guarnições de bombeiros extinguiram incêndio em vegetação, após cerca de 06 horas de atuação. A ocorrência, ocorreu na rodovia BA-415, acesso ao município de Barra do Choça. Vegetação de característica diversa (rasteira, mediana e parte de mata fechada) necessitou do uso de técnicas de combate aliadas ao uso ferramental de facões, enxadas, abafadores, mochilas costais e lances de linhas de mangueiras. Não houve vítimas. Contamos com apoio de brigadistas e carro pipa da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória da Conquista. Esse tipo de incêndio provoca a perda da fauna e flora.
Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 de 1998, art.54 – causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana é crime, e sua pena pode variar desde multa até reclusão.
Vinny Publicidade com fotos - 7GBMBA