Ações na Chapada Diamantina fortalecem comunidade indígena

Comunidade indígena
Um grupo formado por representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Justiça, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizou, nesta sexta-feira, 04 de janeiro de 2019, o ato de entrega oficial das terras cedidas pelo Governo do Estado aos indígenas da etnia Payayá, na Estação Experimental, localizada no município de Utinga, no Território de Identidade Chapada Diamantina/Ba.
A concessão de mais de 45 hectares de terra foi viabilizada por meio do Acordo de Cooperação para a Sustentabilidade e a Promoção ao Etnodesenvolvimento dos Payayás, firmado entre o Movimento Associativo Indígena Payayá e a SDR, em conjunto com a SJDHDS e a Secretaria da Administração (Saeb), no mês de dezembro de 2018. O objetivo é promover o desenvolvimento de atividades produtivas que assegurem a sustentabilidade de famílias da etnia Payayá.
Questões como o reconhecimento, pertencimento e a valorização da etnia, história e cultura indígena Payayá, preservação do meio ambiente, recuperação do Rio Utinga, que possui um dos cinco maiores volumes de água de nascentes do mundo, foram abordadas durante a roda de conversa realizada na Estação Experimental.
De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, a entrega é uma prova da preocupação do Governo do Estado com o resgate e fortalecimento da identidade do povo baiano. “Além de fortalecer o pertencimento e reconhecimento, essa terra possibilita aos índios da etnia Payayá a organização produtiva. Nosso desejo é que, em breve, esta área, localizada às margens do rio Utinga, venha a se tornar uma referência em produção e proteção ambiental”, afirmou.
(Vinny Publicidade com fotos – divulgação –
Ascom/SDR).
Comunidade indígena