Um circuito de bandas baianas da capital e do interior, de setembro de 2017 a janeiro de 2018. Este é o Projeto Caravana da Música, iniciativa que pelo segundo ano percorrerá 10 municípios baianos promovendo a circulação de artistas com apresentações gratuitas em espaços públicos e oficinas. A abertura será em Vitória da Conquista, no próximo sábado (30), às 19h, na Praça da Escola Normal, com a banda Maglore e contará com o show de abertura do artista Achiles, vencedor do Prêmio Caymmi na categoria melhor interprete masculino.
O Caravana da Música ainda vai passar por Senhor do Bomfim, Juazeiro, Camamu, Ilhéus, Lençóis, Lauro de Freitas, Euclides da Cunha, Cachoeira e Santo Amaro, recebendo apresentações de nomes como Attooxxa, Africania, Bando Velho Chico, Dão e a Caravana Black, Botequim, Lucas Santtana, Samba Chula de João do Boi, Sertanília e Skanibais. Realizado pela Maré Projetos Culturais, com patrocínio da Vivo e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado.
A Maglore já tem uma relação de proximidade com o público de Vitória da Conquista e deve mostrar um pouco do seu trabalho já consagrado pela crítica especializada e apresentar algumas faixas do seu novo álbum, Todas as Bandeiras, quarto disco da banda, lançado neste mês. “Estamos bem felizes em voltar a tocar em Conquista. Desde nosso primeiro show na cidade, em 2010, o público sempre foi muito receptivo. E agora, lançando um disco novo, acreditamos que não vá ser diferente. Estamos ansiosos! Ainda mais porque o show vai ser parte da programação de um projeto bacana como o Caravana da Música, que vai possibilitar esse intercâmbio musical da capital com o interior do estado”, declara Lelo Brandão, guitarrista e tecladista do grupo.
O Caravana da Música promove a interiorização da música baiana e difusão da produção artística e estima chegar a 10 mil espectadores. Os nomes que compõem a programação foram selecionados por meio de uma chamada pública que contou com 250 inscritos, submetidos à avaliação da curadoria formada pelo jornalista Luciano Matos, os produtores culturais Ivanna Souto e Luizão Pereira. Foram avaliados aspectos como diversidade de gênero entre os inscritos, iniciativas que valorizam o diálogo entre ritmos e difundam a brasilidade com criatividade e a trajetória do artista/ banda, bem como demandas técnicas e logísticas. De acordo com Fernanda Bezerra, diretora da Maré Produções Culturais e idealizadora do projeto, “Caravana da Música é um dos principais projetos, realizados hoje na Bahia, destinados a interiorização da música contemporânea autoral produzida por artistas baianos. A segunda edição chega para amadurecer este projeto que busca promover a ocupação e dinamização cultural do espaço público”.
Segundo o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a iniciativa valoriza a produção baiana e divulga a nova geração de músicos. “O Fazcultura tem como propósito patrocinar a cultura, viabilizar os novos e também os atores já consagrados no meio cultural local. Os patrocinadores têm a oportunidade de investir em atividades dos mais diversos formatos e tamanhos. É uma grande oportunidade para as empresas ter seus nomes alinhados com produtos e eventos de qualidade”. (Foto: Divulgação – Secom-BA).