Brigadistas debelam fogo em área do Parque Nacional; novo foco é identificado em Ituaçu

Os brigadistas voluntários que atuam em combates a incêndios florestais na Chapada Diamantina conseguiram debelar o fogo que consumia a área dentro do Parque Nacional (PNCD) nas localidades de ‘Três Morrinhos’ e ‘Gerais do Machombombo’, entre os municípios de Mucugê e Ibicoara. A informação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, Luiz Pimenta, neste sábado (11), em contato com o Jornal da Chapada.
“O fogo na região já foi debelado. Nós encaminhamos 12 brigadistas voluntários aqui de Ibicoara ontem [sexta-feira, dia 10] e debelaram o fogo na madrugada. Os brigadistas voluntários mais uma vez mostrando que são grandes e ágeis guerreiros”, destaca o titular da pasta em Ibicoara.
Conforme informações, membros de diferentes brigadas, atuaram no combate às chamas em ‘Três Morrinhos’ e ‘Gerais do Machombombo’, inclusive do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com auxílio de helicóptero do programa ‘Bahia Sem Fogo’, do governo estadual. O fogo foi identificado na sexta (10) e recebeu os primeiros combates dos voluntários e menos de 24h foi debelado. Agora inicia-se a fase de monitoramento e rescaldo.
Informações dão conta que o incêndio entre Mucugê e Ibicoara foi causado de forma criminosa. Em outras regiões da Chapada Diamantina, onde também existiam focos, segundo o site Jornal da Chapada não conseguiu contato para saber as informações atualizadas. Fogo era combatido nos municípios de Lençóis e na região de Utinga. No final da tarde deste sábado (11), foi identificado um foco no município chapadeiro de Ituaçu, na região do Campo Grande. (Fotos: Divulgação).