Em menos de 24 horas, duas mulheres foram brutalmente assassinadas em Barra do Choça, município vizinho a Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Distante apenas 27km. Segundo informações publicadas pelo Blog do Sena, o primeiro crime ocorreu na segunda-feira (19/10), onde uma mulher identificada como Fernanda Monteiro, de 24 anos foi assassinada a tiros em plena via pública, na Avenida Bela Vista. A autoria e a motivação do crime ainda estão sendo investigadas.
Fernanda Monteiro |
Na manhã desta terça-feira (19), mais uma mulher foi assassinada em Barra do Choça, sob circunstâncias que ainda não foram reveladas. A jovem foi identificada por jovem Jéssica Nunes Santos, de 24 anos, Segundo informações o corpo foi encontrado em uma área rural da referida cidade citada acima.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) juntamente com a Polícia Militar foram acionados para o local. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.
Feminicídios na Bahia
O homicídio de mulheres é qualificado como feminicídio quando as vítimas são mortas por causas relacionadas a seu gênero, geralmente em decorrência de violência doméstica e/ou familiar. Só neste ano, entre janeiro e setembro, a Bahia registrou 66 casos de feminicídios.
Ainda não há índices consolidados do mês de outubro. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que aponta que houve uma diminuição de 13% nos registros com relação ao mesmo período de 2020, no estado.
Apesar disso, essa redução nos registros não significa, necessariamente, uma queda nos casos de mortes de mulheres, já que há uma subnotificação de casos que são enquadrados como apenas como homicídio, sem a qualificadora.
Vinny Publicidade com fotos - reprodução/redes sociais