Com campanha para estimular o comércio de compras, o “Black Friday” chega ao Brasil com foco nas vendas online. Ao contrário dos Estados Unidos, onde a Black Friday sempre foi voltada às lojas físicas, para limpar o estoque antes da chegada dos produtos para o Natal. Neste ano, as compras feitas em lojas físicas devem se nivelar às realizadas pela internet, de acordo com levantamento realizado pelo Google Brasil. De acordo com pesquisa encomendada pelo Google, por intermédio da Provokers, com participação de 1.500 pessoas de todo o Brasil, e também através da pesquisa on-line por meio da ferramenta Google Survey, com 1.000 pessoas de todo o Brasil. “Estamos bem surpresos e felizes com esse dado. Já falamos sobre o equilíbrio entre o online e offline e a tendência é efetivamente do consumidor omnichannel”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para varejo do Google Brasil. Segundo a empresa de tecnologia, o consumidor que compra em mais de um canal chegará a 25% do total, contrapondo 7% no ano de 2018. Por isso, as varejistas precisam estar atentas e conhecer o perfil desse consumidor. A compra, segundo a divulgação do Google, começa por meio de uma pesquisa na internet. Dois em cada três brasileiros pesquisa on-line antes de comprar na loja física. Só 27% dos compradores decidiram onde comprar na hora, enquanto 74% tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes. (Vinny Publicidade com foto – reprodução/Brumado Urgente).