A Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, se tornou o palco para um marco histórico na valorização dos cafés especiais da Bahia.
Durante o evento, produtores da Chapada Diamantina receberam o certificado de registro da Indicação Geográfica (IG), que reconhece a singularidade e qualidade dos grãos cultivados nessas regiões.
Com um stand exclusivo, o Sebrae Bahia levou 30 produtores, 15 da Chapada Diamantina e 15 do Planalto da Conquista, para apresentar suas marcas e produtos. A Chapada Diamantina destacou sete marcas de café especial: Coperbio, Café Igaraçu, Café Serra da Batava, Café Boa Nova, Quincas Café, Café Zabelê e Poli Café.
A participação no evento reforçou a importância da IG para impulsionar o mercado de cafés baianos, elevando a competitividade dos produtores no cenário nacional e internacional.
O registro da Indicação Geográfica obtido pelos produtores simboliza a consolidação da identidade dos cafés baianos, destacando atributos como origem, métodos sustentáveis de produção e características únicas de sabor e aroma. A certificação reforça a confiança do mercado e do consumidor, garantindo o reconhecimento dos cafés da Chapada Diamantina como produto de excelência no Brasil e no mundo.
Ao unir a força de seus produtores, o Sebrae Bahia e os cafés baianos mostraram que o sabor inconfundível da Chapada Diamantina é capaz de conquistar paladares globais e ampliar as oportunidades de negócios.
Vinny Publicidade com foto - divulgação | Sebrae Bahia