Em 2024, a tradicional prova da corrida de aventura baiana Expedição Mandacaru desembarca pela primeira vez na cidade de Itaeté, na Chapada Diamantina. A região não é novidade para a prova, que teve suas três edições anteriores em Ibicoara. No entanto, a prova válida pelo Campeonato Baiano e pelo Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura promete ainda mais aventura, o intuito da modalidade, entre sexta-feira, (23) e domingo (25).
A competição vai reunir cerca de cem atletas – com idades que variam entre 22 e 65 anos e cerca de 25% do público feminino – de outros estados (Alagoas, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais) e de diversas cidades da Bahia, como Cachoeira, Feira de Santana, Ibicoara, Itaeté, Itamaraju, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mucugê, Muritiba, Salvador, dentre outras. As equipes são compostas por duplas ou quartetos nas categorias pro (130 km), com duração de cerca de 24h; open (40 km), com cerca de 8h; e rogaine (12 km), que é um trekking com orientação realizado para incluir a comunidade da Chapada no evento.
Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a chancela da Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA), a competição é uma oportunidade de uma vivência diferenciada ao explorar os desafios e as maravilhas naturais da Chapada.
Vinny Publicidade com foto - divulgação | Expedição Mandacaru