Agricultores e agricultoras familiares de 24 comunidades, de nove municípios do Território Sertão Produtivo, estão participando da ação Adote uma Árvore. O objetivo é incentivar essas famílias para o plantio de arvore nativas e frutíferas em seus quintais, aumentar a produção de frutas e, consequentemente, contribuir para uma alimentação diversificada e saudável, além de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.
Estão sendo atendidas 500 famílias. A iniciativa é da equipe da Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), que presta serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos beneficiários do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. São distribuídas mudas nativas de Pau D’ Alho e Paineira, e de frutíferas como goiaba, laranja, graviola e ponkan.
Segundo o Cootraf, esse processo de mobilização, para a conscientização ambiental, as mudas adotadas recebem um nome especial, escolhido por cada um(a) dos(as) beneficiários(as), que ficam responsáveis pela manutenção, pelos cuidados necessários para o crescimento da planta. Junto com a muda, a família recebe um quilo de adubo orgânico, para o preparo inicial do berço de plantio.
No ato da entrega, as famílias recebem também orientações técnicas sobre plantio e cultivo das mudas e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), incentivando o consumo de alimentos da nossa biodiversidade, garantindo assim a segurança alimentar e nutricional, em função da diversidade e riqueza que essas espécies oferecem.
As mudas distribuídas na ação foram doadas pela Secretaria Municipal e Meio Ambiente do município de Caculé e pelo agricultor familiar Diego Lima, da D&C mudas.
Vinny Publicidade com foto - divulgação/Cootraf