No início de agosto, integrantes do Terno de Reis Estrela do Oriente, do município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, participaram de uma sessão de fotos produzida pelos alunos do 2º ano do Colégio Estadual Nercy Antônio Duarte.
Essa sessão faz parte das ações dos Projetos Estruturantes na área de Educação Patrimonial e Artística, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Esses projetos incentivam práticas pedagógicas que integram a educação inclusiva, contextualizada e cultural, permitindo que as instituições de ensino potencializem a criatividade e a difusão da produção estudantil.
Os orientadores da ação destacam que a escolha dos alunos em focar na cultura do reisado se deve à necessidade de resgatar e valorizar o folclore local. O Terno de Reis Estrela do Oriente tem sido um protagonista essencial nesse processo de preservação cultural no município.
Rilma Freitas, representante do Terno de Reis, afirmou que, nos quase 12 anos de existência do grupo, cada ano é único e especial. ‘A cada ano, as vivências são reinventadas, pois há um profundo contato com elementos de brincadeira, musicalidade e performance, permeados por uma forte carga de religiosidade e fé no sagrado de maneira ímpar‘, enfatizou.
Vinny Publicidade com foto - divulgação