Audiência pública discute criação de unidade de conservação na Chapada Diamantina

Audiência pública discute criação de unidade de conservação na Chapada Diamantina

Uma audiência pública realizada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPBA) e Federal (MPF) no sábado, dia 15, com o apoio do Município de Ibicoara, debateu a criação da ‘Unidade de Conservação da Chapadinha’, na Chapada Diamantina. O evento reuniu autoridades públicas, representantes de associações civis e profissionais, de comunidades tradicionais e cidadãos numa ampla discussão sobre a necessidade e o processo de criação da unidade de conservação e seus possíveis efeitos. Foi deliberado que o MP continuará acompanhando o processo de criação da unidade de conservação junto aos órgãos públicos competentes, a fim de garantir a elaboração dos estudos necessários à correta definição do modelo mais adequado às características socioambientais da área, bem como a participação e consulta das comunidades envolvidas.
Segundo ressaltou o promotor de Justiça Alan Cedraz, a área abrange os municípios de Ibicoara, Itaeté e Mucugê e tem uma grande relevância hídrica para o Estado, uma vez que contribui de maneira significativa para o abastecimento de vários municípios baianos. Além disso, é um espaço rico em biodiversidade, de fauna e flora, abriga animais em risco de extinção e possui sítios arqueológicos. Ele e o promotor de Justiça Thyego Matos frisaram a importância da conservação do território, que é objeto de dois procedimentos administrativos no MP: um que acompanha e fiscaliza, de forma continuada, as políticas públicas voltadas à sua preservação e outro que apura possíveis omissões administrativas na criação e regularização da unidade de conservação. De acordo com Alan Cedraz, diversas diligências já foram realizadas nos âmbitos dos procedimentos e existem informações contundentes sobre a necessidade de se criar espaços especialmente protegidos na área ambiental.
A audiência pública também teve a participação do procurador da República Ramiro Rockenbach; do secretário de Meio Ambiente de Ibicoara, Rinaldo Rossi; coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas do ICMBio, Leandro Jerusalinsky; do servidor do Núcleo de Arqueologia da Superintendência do Iphan da Bahia, Luciano de Sousa e Silva; secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Mucugê, José Ernesto Mattos; coordenadora do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAT Chapada Diamantina – Serra da Jiboia), Sara Maria de Brito Alves.

Vinny Publicidade com foto - divulgação | MP-BA