Como parte das comemorações da corrida de aventura pelos 20 anos da modalidade na Bahia, a Expedição Mandacaru vai realizar a grande final do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, válida também como etapa do Circuito Brasileiro da modalidade, neste final de semana. A competição, que acontece na Chapada Diamantina, conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Com percursos de 150 e 50 quilômetros entre as cidades de Ibicoara, Iramaia e Barra da Estiva, os participantes terão a oportunidade de conhecer locais inéditos e poucos explorados, contemplando cachoeiras, serras, vales, cânions e os belos visuais de montanhas e vilarejos. A largada para a prova, nas modalidades de mountain bike, trekking, canoagem, rapel, canionismo, natação e rogaine, por meio da navegação por mapa e bússola, será à meia-noite do sábado (28). Os organizadores prometem que o ponto mais alto será o rapel de 225m ao amanhecer.
Canoagem – Próximo a região da Chapada Diamantina, a oitava etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem 2023 acontece neste domingo (29), a partir das 9h, na cidade de Itaetê. Cerca de 120 competidores disputam a competição válida pela Federação Baiana de Canoagem (Febac).
Ciclismo – No extremo sul, na Costa do Descobrimento, a tradicional Maratona do Descobrimento movimenta a região de Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, no sábado (28). Mais de mil competidores participam da prova, que marca o último dia do Brasil Ride, evento internacional, que chega na sua 13ª edição, contemplando também as cidades baianas de Eunápolis e Guaratinga. Durante uma semana, desde o último sábado (21), os competidores amadores e os grandes nomes do MTB no mundo convivem e passam por estradas e parques, como o Pau Brasil no percurso da Maratona do Descobrimento.
Vinny Publicidade com foto - Marcus Carneiro