Em 06 de janeiro é comemorado o Dia de Santos Reis em todo o país. E em Barra da Estiva na Chapada Diamantina não é diferente, após a interrupção das atividades culturais, por conta da pandemia pelo novo coronavírus, o Terno de Reis Estrela do Oriente, retoma as atividades, obtendo grande destaque no calendário cultural popular do município.
Vale ressaltar que as Folias de Reis cuja tradição é de origem europeia, são comemoradas em âmbito católico como forma de rememorar a história bíblica dos Três Reis Magos chamados Gaspar, Melchior e Baltazar que após terem avistado no céu a estrela de Belém, foram ao encontro do menino Jesus, levando incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.
A Mestre do Terno, Rilma Freitas, que lidera o grupo desde a sua formação, destaca que “porta aberta é sinal de alegria! o acolhimento dos moradores das regiões visitadas, durante os sete dias em que nos apresentamos, reforça que o Reisado é uma das mais arraigadas tradições populares. Desprovido da suntuosidade em sua produção artística, o grupo conta com 10 anos de existência, graças a fé, sabedoria e dedicação dos 17 integrantes, que a fazem com total desprendimento pelas ruas e estradas de nossa Barra da Estiva e região”.
A manifestação cultural do Terno de Reis Estrela do Oriente, faz uso do gênero musical pé de serra para anunciar e festejar o nascimento do Salvador, proporcionando momentos de alegria, fé e esperança as famílias visitadas. São momentos festivos de interação social que possibilitam a preservação de instrumentos musicais, clássicos como a sanfona, zabumba e triângulo, instrumentos estes, responsáveis por difundir o forró raiz, ritmo reconhecido como patrimônio cultural do Brasil.
Vinny Publicidade com foto - divulgação