Com a volta das atividades turísticas e normalização dos eventos, a região da Chapada Diamantina, assim como em todo o mundo, volta a registrar casos ativos de covid-19. A doença já matou mais de 689 mil pessoas. Somente na Bahia, foram mais 30 mil óbitos por causa da doença. Esse aumento de casos tem levado autoridades sanitárias a retomarem os decretos de uso de máscaras e de vendas de álcool em gel 70%, por exemplo.
Na Chapada Diamantina, os municípios de Seabra, Itaberaba, Mucugê, Nova Redenção, Utinga, Marcionílio Souza, Jacobina, Irecê, entre outros, têm registro de pacientes infectados. No entanto, a principal preocupação são os dados de ocupação de leitos. Para atendimento de covid-19, os leitos de enfermaria pediátrica estão com 100% de ocupação (20 dos 20 existentes). Na UTI são 8 de 20 leitos que existem.
A Bahia apresenta 2.945 casos ativos, conforme dados da Secretaria estadual de Saúde desta quarta-feira (23). Desse número, 23 são do município de Nova Redenção. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde já confirmaram 10 óbitos por causa de complicações da doença em Nova Redenção. Também tem caso ativo em Utinga. É apenas um, mas a pandemia causou 17 mortes.
Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, apresenta 11 casos ativos. Foram 140 mortes causadas pelo coronavírus no município. Seabra tem 22 pacientes com covid-19, em que 97 morreram durante a pandemia. Marcionílio Souza tem dois casos ativos e já computou 22 mortes. Jacobina tem 13 pacientes contaminados e teve 114 baixas. Com informações do Jornal da Chapada.
Foto/Ilustrativa: Vinícius Silva | Vinny Publicidade