A Polícia Civil da Bahia, em parceria com a Estação Nova Lapa inaugurou, na manhã de quinta-feira (10), o primeiro terminal de autoatendimento da Delegacia Virtual implantado no estado e um dos primeiros do Brasil, que compõe o sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A cerimônia contou com as participações do secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, da Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito, do presidente da concessionária Nova Lapa, Zilney Campello, além de outras autoridades.
O totem está localizado próximo à rampa que dá acesso ao Shopping Piedade e será mais uma alternativa para registro de ocorrências em Salvador. Em pouco mais de um ano de funcionamento da Delegacia Virtual, mais de 185 mil boletins foram registrados na plataforma. Entre as opções mais procuradas estão perda ou extravio de documento e/ou objeto, estelionato, furto e roubo.
“Essa é mais uma iniciativa voltada para facilitar a vida do cidadão, tendo como suporte a tecnologia. A Bahia é hoje referência no país quando se trata de aporte tecnológico direcionado à segurança pública e realmente espero que esse seja o primeiro de muitos totens, que eles se espalhem pelo estado com o apoio da iniciativa privada“, afirmou o secretário da SSP, Ricardo Mandarino.
A Delegada-Geral destacou a importância de um serviço com os moldes da Delegacia Virtual, onde o cidadão pode registrar ocorrências de mais de 18 crimes, além de fatos não delituosos. “Essa opção de atendimento vai aproximar ainda mais os serviços da polícia judiciária do cidadão, trazendo celeridade, agilidade e comodidade para os usuários da Estação da Lapa, que não vão precisar se deslocar até uma delegacia, nem utilizar seus pacotes de dados de internet”, ressaltou Heloísa Brito.
O autosserviço vai funcionar em sistema de implantação assistida, durante o mês de novembro, com o acompanhamento de policiais civis para orientar a população. O aposentado Jesimiel Santana, de 65 anos, o primeiro usuário do autoatendimento, avaliou o serviço de forma positiva. “Quanto mais tecnologia chegando para a população, excelente. E o fato de estar na Estação da Lapa, um lugar frequentado por muitas pessoas, boa localização e fácil acesso, vai ajudar muito”, salientou.
Os usuários da Delegacia Virtual podem continuar registrando as ocorrências de qualquer lugar com acesso a internet, por meio do site Delegacia Virtual.
Vinny Publicidade com foto - Ascom / PC