A experiência da produção de mudas de umbu gigante, de agricultores da comunidade de Gameleira, no município de Anagé, localizado no Sudoeste da Bahia, que é referência no Nordeste brasileiro, está sendo replicada pelo estado da Bahia. Resistente, altamente produtiva, as mudas de umbu gigante resultam em uma boa qualidade de frutos e bom retorno financeiro para os produtores.
A produção exitosa foi conferida, nesta semana, por uma equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estuda a possibilidade de ampliar o cultivo para outros agricultores e agricultoras familiares.
A CAR, em parceria com a Embrapa Semiárido, implantou um Campos de Aprendizados Tecnológicos (CAT) de umbu gigante, no município de Anagé, capacitando os agricultores, e formando um jardim clonal para a multiplicação do umbu gigante na região. Por meio do projeto Pró-Gavião estimulou os agricultores a produzir, comercialmente, o umbu, para além da produção extrativista.
No ano passado, a CAR realizou um dia de campo na comunidade de Gameleira com agricultores familiares atendidos pelo projeto do Estado da Bahia, Bahia Produtiva para mostrar a experiência do cultivo de umbu gigante.
Vinny Publicidade com foto - Assessoria de Comunicação SDR/CAR