A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo o crime ambiental e no início da tarde deste sábado (27) resgatou 130 pássaros silvestres na BR-116, em Poções, município da Bahia. As aves silvestres estavam aprisionadas no porta-malas de um Siena.
Durante a abordagem foram solicitados os documentos de porte obrigatório do condutor para uma fiscalização. Após uma revista minuciosa no porta-malas do carro, foram encontrados 130 cardeais, todos aprisionados em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene, sem água e ventilação.
O motorista, de 48 anos e que trabalha como pintor, não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Aos policiais, ele disse ter comprado os pássaros em São Paulo e seriam comercializados em Cícero Dantas, no interior da Bahia.
Ele também informou que cada exemplar foi comprado por 20 reais. Por fim, afirmou que é reincidente na prática de crimes contra o meio ambiente e responde na Justiça Criminal.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98, com os agravantes previstos na normativa.
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do CETAS de Vitória da Conquista, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.
A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. (Vinny Publicidade com foto – divulgação/PRF).