Entenda porque choveu tanto sobre a Bahia

Em 4 dias, Itamaraju acumulou quase 500 mm de chuva, mais que o dobro da média para dezembro. A média de chuva normal para dezembro nesta região varia de 175 mm a 200 mm. Chuva em Salvador também já passou a média para este mês.
Além da Bahia, a semana foi marcada por chuva muito volumosa em Minas Gerais, especialmente no Vale do Jequitinhonha) e no Espírito Santo, que causou muitos estragos e deixou vítimas.
Confira alguns volumes de chuva muito elevados, acumulados em 4 dias, em alguns locais da Bahia. A medição foi do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) entre aproximadamente 19 horas do dia 6/12/021 até 19 horas do dia 10/12/2021. Itamaraju: 491 mm; Porto Seguro: 253,6 mm; Guaratinga: 219,8 mm; Ilhéus: 216,1 mm; Itabuna: 116,1 mm; Nova Viçosa: 115,2 mm e Belmonte: 111,0 mm.

Uma forte concentração de umidade, por vários dias consecutivos, manteve muitas áreas da Bahia debaixo de nuvens carregadas, que provocaram volumes de chuva extremamente elevados em algumas regiões do estado. O sul da Bahia foi a região que teve chuva mais volumosa. Mas a tempestade subtropical Ubá que se formou entre os dias 9 e 10 dezembro de 2021 não está associada a esta chuva tão intensa.

circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, em diferentes regiões da América do Sul, organizou um intenso corredor de umidade entre a Amazônia, a Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Esta engrenagem de ventos começou a atuar no início desta semana e ainda podia ser observada nesta sexta-feira, 10 de dezembro. Esta massa úmida concentrada estimulou a formação de extensas e persistentes áreas de nuvens de chuva sobre o centro-norte do Brasil nos últimos dias. As informações são do Clima Tempo.

Vinny Publicidade com foto - reprodução/redes sociais