Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Café, a agricultura familiar comemora o crescimento da cafeicultura baiana, que ganha cada vez mais destaque no cenário nacional e celebra, principalmente, a renda no bolso do agricultor. O estado é o quarto maior produtor de café do país, e se destaca na produção do café tipo Arábica.
Com investimentos do Governo do Estado, associações e cooperativas vêm diversificando a produção, melhorando a qualidade do produto e se estruturando para alcançar novos mercados do Brasil e do exterior, com uma diversidade de marcas, classificadas entre o Tradicional, Gourmet, Especial, Premium, Superior e Orgânico, atendendo a todos os paladares e às exigências dos consumidores.
A Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), localizada na Chapada Diamantina, e a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), são exemplos de resultados desse apoio e, juntas, somaram R$2,7 milhões em faturamento, somente em 2020.
Desde 2015, já foram investidos mais de R$14 milhões no sistema produtivo do café, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A expectativa é que, até 2022, seja aplicado um total de R$ 20 milhões no sistema produtivo do café.
Além da Coopiatã e Cooperbac, outros 10 empreendimentos da agricultura familiar recebem recursos do projeto, beneficiando diretamente mais 700 famílias, possibilitando agregar valor à produção e alavancar a comercialização dos produtos e a geração de renda.
De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, o café entrou definitivamente para a agenda da agricultura familiar: “Hoje, temos destaques nacionais de cafés produzidos por cooperativas apoiadas pelo Governo. Nesta semana, dizemos à Bahia e ao Brasil que, aqui, a agricultura familiar entrou com força nesse mercado tão competitivo, com qualidade e condições de disputar, em pé de igualdade, com grandes produtores e produtos”. (Vinny Publicidade com foto – divulgação/SDR).