Um mutirão formado por administradores e condutores do Parque Nacional da Chapada Diamantina realizou o manejo de trilhas no Baixão, região sul do parque, no município de Ibicoara. No mutirão do dia 11 de abril foi aberto um novo local de acampamento para substituir a área que hoje é utilizada para este fim. A antiga área de acampamento estava localizada às margens do Lago do Baixão, ao lado da trilha que dá acesso às cachoeiras ‘Véu de Noiva’ e ‘Fumacinha’. Essa atividade envolveu membros da Associação de Condutores de Visitantes de Ibicoara, Associação Bicho do Mato, Associação Radical Chapada, Associação de Moradores do Baixão, Prefeitura de Ibicoara e equipe do Parque Nacional.
“O mau uso do local estava acarretando impactos ao Lago do Baixão, como a contaminação por produtos de higiene pessoal e resíduos de alimentos. Além disso, a localização ao lado da trilha não é muito adequada para acampamento por causa da passagem mais ou menos frequente de pessoas que se dirigem para as cachoeiras da região”, explica o analista ambiental do Parque Nacional, Pablo Casella, em texto publicado no blog do Parque Nacional. Ainda conforme a publicação, a antiga área de acampamento foi desativada com a colocação de pedras, folhas e vegetação no local. O novo local de acampamento foi aberto numa área degradada que é mais afastada do lago e é acessada por uma nova trilha que sai da rota principal, garantindo maior tranquilidade aos campistas.
A administração do Parque Nacional da Chapada Diamantina ressalta a importância da prática de um ‘excursionismo de mínimo impacto nos ambientes naturais’. No texto publicado no blog do Parque Nacional, algumas orientações foram consideradas, como a existência de moradores que residem na região da comunidade do Baixão. “Trate os moradores da região com gentileza, cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e não entrem em casas e galpões sem pedir permissão”, aponta trecho do texto. (Foto: Divulgação-Parna).