Morador de distrito em Ibicoara é autuado por causar incêndio florestal

Um morador, de identidade não divulgada, do povoado do Baixão, no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, foi autuado pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) pelo incêndio florestal entre o rio Jiboia e o rio Riachão, que aconteceu na última quarta-feira (2). A identificação e autuação do acusado foram feitas por uma equipe do PNCD, que investigava o caso desde a semana passada.
Segundo Luiz Antônio Coslope, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor do PNCD, a operação chegou ao nome do suspeito através da procura por rastros e conversas com a comunidade local. Ainda segundo Luiz, o acusado confessou o ato, mas afirmou que aconteceu acidentalmente após ele perder o controle de uma fogueira que estava sendo utilizada para cozinhar.
Além da autuação, o incendiário aguarda julgamento por crime ambiental e poderá cumprir pena alternativa. Apesar do difícil acesso, os brigadistas contratados do ICMBio e os brigadistas voluntários de Ibicoara conseguiram debelar o fogo com rapidez, impedindo maiores danos. A perícia completa do caso será feita nesta sexta-feira (4). (Foto: Ilustração – arquivo – Vinícius Silva/Vinny Publicidade)/(Guia Chapada Diamantina – ICMBio).