Barra da Estiva: Hospital Suzy Zanfretta realiza reunião em busca de soluções para crise

Nesta quarta-feira (13), foi realizado no Hospital Suzy Zanfretta em Barra da Estiva uma reunião com representantes dos Municípios de Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu, Tanhaçu e Contendas do Sincorá. O encontro aconteceu para tratar da redução de 110 AIH’s na de Clínica médica do Hospital e, sobre a pactuação dos municípios com a Associação Filhas de São Camilo que gerencia o Hospital Filantrópico de Suzy Zanfretta. Na ocasião foi solicitado pelos Prefeitos uma audiência com o Governador Rui Costa, afim de resolver essa situação.
Estiveram presentes na reunião a Diretora do Hospital Ir. Frida do Amaral, a enfermeira Ir. Eva, o Prefeito João Machado, o Secretário Municipal de Saúde Eudes Alves, o Presidente da Câmara de Vereadores Valdinei Caires (Bô) e a Presidente do Conselho de Saúde Patrícia Medeiros, todos representantes do Município de Barra da Estiva, representando o Município de Ibicoara, compareceu o Secretário de Saúde Edenísio Guimarães (China) e o Presidente da Câmara de Vereadores Adão Assunção. Já o Município de Ituaçú foi representado por Maria Cristina Presidente do conselho de Saúde e por Ionara Araújo da Secretaria de Saúde, quanto ao Município de Tanhaçú estiveram presentes o Prefeito Dr. Jorge, o Secretário de Saúde Mauro de Matos e a Presidente do Conselho de Saúde Ivete Silva. O Município de Contendas do Sincorá foi representado pelo Secretário de Saúde Junior Luz e a Presidente do Conselho Saúde Maria Geane.
O Dr. Leandro, que também participou da reunião, médico que atua no Município de Barra da Estiva e no Hospital disse que “o corte das AIH’s compromete o atendimento aos municípios pactuados com nosso Hospital além de contribuir severamente para a nossa saúde financeira que, por sinal, já está bastante abalada”.
Os Prefeitos, conselheiros de saúde dos municípios, Secretários e vereadores presentes se comprometeram em ajudará no que for necessário pra tirar o Hospital Suzy Zanffreta desta lamentável e trágica situação, já que este Hospital funciona há mais de 37 anos, atendendo não só Barra da Estiva mas todos os municípios circunvizinhos e é referência em toda região! (Foto: Divulgação – Acessória da prefeitura de Barra da Estiva).