A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma parceria com operadoras de telefonia, os principais sistemas operacionais de smartphones do país e serviços de emergência.
Anteriormente, a localização durante ligações de emergência para números como 190 (polícia), 192 (serviço médico) e 193 (bombeiros) era fornecida com base nos dados das antenas de celular. Com o novo recurso, a localização do usuário será enviada de forma mais precisa, utilizando informações de redes Wi-Fi, GPS, torres de celular e sensores integrados ao dispositivo.
Essa inovação garantirá maior precisão, aumentando a rapidez e eficiência no atendimento de emergências. A tecnologia, chamada Advanced Mobile Location (AML), funciona de forma automática e não exige a instalação de aplicativos ou qualquer ação por parte do usuário. Além disso, mesmo em áreas com cobertura limitada, o sistema consegue operar, assegurando que os dados compartilhados sejam utilizados exclusivamente durante as ligações de emergência, sem armazenamento posterior.
Foto: Vinicius Silva | Vinny Publicidade