Reeleito prefeito de Ituaçu com 71,56% dos votos válidos, Phellipe Brito (PSD) anunciou nesta sexta-feira (25) ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) sua candidatura à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Além de sua atuação em Ituaçu, Phellipe também preside o Consórcio Regional de Saúde de Brumado, que abrange 20 cidades do centro-sul da Bahia.
Phellipe contou com o apoio de Jerônimo e das principais lideranças petistas na eleição deste ano, apesar da candidatura própria do PT em Ituaçu. Ele mantém laços familiares e pessoais com o senador Otto Alencar (PSD) e possui uma relação de proximidade com os senadores Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD), além do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Segundo suas estimativas, já conta com o apoio de 158 prefeitos para sua candidatura.
“Fui o primeiro a iniciar articulações para a presidência da UPB. Estou colocando meu nome com o respaldo do governador, com quem tenho uma relação próxima desde sua atuação como Secretário da Educação, do ministro Rui Costa e dos nossos senadores. Os prefeitos estão mobilizados em torno do meu nome, graças a Deus tenho boas amizades em todas as regiões da Bahia,” afirmou Phellipe ao Bahia Notícias.
Um dos principais articuladores de sua candidatura é o ex-prefeito de Ibotirama e suplente de Otto, Terence Lessa. Phellipe já se reuniu com o atual presidente da UPB, Quinho (PSD), comprometendo-se a dar continuidade ao trabalho de apoio aos pequenos e médios municípios, e com outros interessados na disputa, como o prefeito eleito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD).
“Estamos dialogando com diversos prefeitos em busca de unidade. No PSD, as conversas avançam com os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel. Nosso objetivo é fortalecer uma UPB cada vez mais atuante nas pautas municipalistas, como vem sendo feito pela gestão de Quinho,” declarou Phellipe.
Sua influência na região também vem do histórico familiar: seu pai, Albércio Brito, também foi prefeito de Ituaçu.
Vinny Publicidade com foto - divulgação