Chapada Diamantina abriga duas das cidades com menor número de habitantes na Bahia

Chapada Diamantina tem duas cidades com menores números de habitantes da Bahia

Com pouco mais de 3,4 mil moradores, Catolândia é a cidade com menos habitantes na Bahia, de acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localizada no oeste do estado, o município fica a 888 km de Salvador e 25 km de Barreiras.
Na pesquisa feita pelo IBGE em 2010, Catolândia já era a cidade baiana com o menor número de habitantes, com apenas 2,6 mil moradores. Em pouco mais de 10 anos, houve um aumento de cerca de 800 habitantes no local.
O ranking das menos populosas na Bahia é seguido por Lajedinho e Ibiquera, ambas na Chapada Diamantina. Juntas, Catolândia, Lajedinho e Ibiquera não chegam nem perto do número de habitantes do bairro de Brotas, considerado o mais populoso da capital baiana.
De acordo com a prefeitura, Catolândia era um distrito de Barreiras até o início dos anos 60, quando foi desmembrada.

Confira curiosidades sobre a cidade baiana com a menor população:
👨‍👩‍👦‍👦 inicialmente, a região era habitada pelos indígenas da etnia acróas;
⛵ no século XIX, viajantes que faziam comércio com localidades ribeirinhas do rio São Francisco e município do norte de Minas Gerais, chegaram ao local;
🌳 inicialmente, as atividades econômicas do município eram a extração do látex da árvore mangabeira e a criação de gado;
💰 atualmente, a economia de Catolândia se baseia na atividade agropecuária de subsistência, principalmente familiar;
🥦 a agricultura se baseia na plantação de mandioca, banana, milho, cana-de-açúcar e hortaliças.
Ranking das menos populosas.

Com 3,5 mil habitantes, Lajedinho, na Chapada Diamantina, ocupa o segundo lugar do ranking. O município fica a 82 km de Lençóis e a 134 km de Mucugê, destinos turísticos bastante procurados na região.
O assunto mais atrelado a Lajedinho é um temporal que atingiu a cidade em 2013. Em apenas duas horas, choveu o que era esperado para três meses.
O canal que corta a cidade não suportou a força da natureza, transbordou e alagou a parte baixa do município, o que destruiu casas e lojas. Na ocasião, 17 pessoas morreram e 600 ficaram desabrigadas.
Ibiquera, também na região da Chapada Diamantina, ocupa o terceiro lugar do ranking, com uma população de 3,7 mil habitantes. O município fica a apenas 39 km de Lajedinho, segundo menos populoso do estado.
A cidade foi criada em 1958, quando o território foi desmembrado do município de Itaberaba. Com informações do G1 Bahia.

Chapada Diamantina abriga duas das cidades com menor número de habitantes na Bahia

 

Vinny Publicidade com foto - reprodução | redes sociais