A Comissão de Turismo da Câmara aprovou na última quarta-feira (03) o Projeto de Lei 1.221 de 2024, de autoria da deputada Roberta Roma (PL-BA), que visa incluir a Região da Chapada Diamantina na Rota Nacional do Turismo. O objetivo é criar a Rota Turística da Chapada Diamantina, destacando segmentos como ecoturismo, história, cultura, gastronomia, arqueologia, esporte e aventura.
O projeto recebeu parecer favorável do deputado Gabriel Nunes (PSD-BA) na Comissão de Turismo. A proposta inclui metas como o desenvolvimento do turismo local, a implantação de educação ambiental e patrimonial, o incentivo à vitivinicultura local e a capacitação de mão-de-obra. Também busca melhorar a infraestrutura de acesso aos pontos turísticos e prospectar financiamento para o desenvolvimento da região.
A Rota Turística da Chapada Diamantina abrangerá os municípios de Abaíra, Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Ibitiara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.
Defendendo a aprovação do projeto, Gabriel Nunes destacou as belezas naturais e o rico patrimônio arquitetônico da Chapada Diamantina como principais atrativos turísticos da Bahia. Ele enfatizou a necessidade de fomentar o turismo como motor para a geração de emprego e renda na região.
“Colocar a Chapada Diamantina na Rota Nacional do Turismo é uma oportunidade de fomentar a geração de emprego e renda nessa região. O território da Chapada Diamantina abrange 24 municípios e possui um enorme potencial turístico”, afirmou Gabriel Nunes.
A deputada Roberta Roma comemorou a aprovação nas redes sociais, ressaltando as belezas naturais e a produção agrícola da região, incluindo frutas, cafés e vinhos de alta qualidade, reconhecidos internacionalmente.
“Esse projeto significa mais políticas públicas de fomento ao turismo, mais oportunidades de emprego e renda para a população. Vamos torcer para que logo esse projeto se torne lei e traga prosperidade para a nossa belíssima Chapada”, declarou Roberta Roma.
Com a aprovação pela Comissão de Turismo, o PL 1.221/2024 segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após a votação nessa comissão, a proposição será apreciada no Plenário da Câmara.
Foto: Vinícius Silva | Vinny Publicidade