Estudantes da Chapada Diamantina representam a Bahia na Expoceti, em Pernambuco

Estudantes da Chapada Diamantina representam a Bahia na Expoceti, em Pernambuco

Os estudantes Adriellen Santana, Lucas de Almeida e Israiany Andrinnyelle de Almeida, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizado no município de Palmeiras, na região da Chapada Diamantina, estão participando da 9ª Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), que acontece até sábado (29), na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Nesta edição, o evento científico reúne estudantes de 12 estados do Brasil e, também, da Venezuela, do Peru e da Colômbia.
A equipe de Palmeiras está apresentando o projeto “ECOBoxs: uma alternativa sustentável para reaproveitar o papel descartado no ambiente escolar”, que tem a proposta de ressignificar o uso de materiais para a produção de embalagens sustentáveis. A ideia surgiu durante as ações desenvolvidas pelo Clube de Ciências André Rebouças, que funciona no colégio desde 2022.
Para Israiany Andrinnyelle de Almeida, 18 anos, 2º ano, a realização do projeto se justifica pela necessidade de reforçar a reciclagem. “O descarte irregular e o consumo irresponsável do papel contribui para a degradação do meio ambiente e a indústria de celulose e papel tem grande responsabilidade nisso. A nossa proposta contribui para a preservação do meio ambiente, bem como para conscientizar a todos sobre a necessidade do consumo consciente e da reutilização do papel”, disse.
Segundo o professor e orientador Jadson Conceição, os eventos científicos impactam positivamente no desenvolvimento dos estudantes. “Participar de feiras como esta os motiva a fazer ainda mais ciência, levar adiante o legado deles e mostrar os resultados dos projetos que a escola tem feito. É o reconhecimento de tudo aquilo que eles construíram ao longo de todo o ano”, destacou.
O mesmo projeto também será apresentado na 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília. Além disso, os projetos “ECOVelas Aromáticas de óleo de cozinha usado: uma alternativa para o empreendedorismo sustentável” e “D’Eco – peças de decoração ecológica do pó da casca do ovo”, desenvolvidos por outros integrantes do clube de ciências, serão apresentados no IV Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (Eicytef), que acontecerá de 13 a 15 de novembro, no distrito de Chepo, no Panamá.

Vinny Publicidade com foto - Ascom | SEC