Na manhã desta segunda-feira (30), quando realizavam o monitoramento na área atingida por um incêndio florestal no povoado de Iracema, em Andaraí, na Chapada Diamantina, interior da Bahia, a guarnição de combate a incêndio florestal encontrou um mico. O animal estava dentro de um reservatório de água, vazio, ao lado de outro mico morto. O animal foi hidratado e alimentado e levado para a unidade da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) da PMBA, em Lençóis.
“Ele estava bastante debilitado. Resgatamos com muito cuidado e em seguida já o hidratamos um pouco. Deixamos na Cippa para que possa receber tratamento adequado e consequentemente a plena recuperação. Infelizmente essa é uma realidade dos incêndios florestais. Por isso, durante toda ação de combate, fazemos em paralelo um trabalho preventivo com as comunidades locais”, explicou o sargento BM Adailton Dantas.
Os incêndios florestais podem causar diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. Algumas atitudes podem evitar as queimadas, como por exemplo, não atear fogo em pastos ou plantações, pois o fogo pode sair do controle rapidamente. Outra dica é verificar se as fogueiras foram bem apagadas, assim como não jogar bitucas de cigarro em áreas de mata. Os aceiros também devem estar bem limpos. Além disso é muito importante manter a vegetação rasteira aparada. Em caso de princípio de incêndio o corpo de bombeiros deve ser acionado o quanto antes através da central 193.
Vinny Publicidade com foto - divulgação