O Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia – Lintec, fundado e orientado pelo Prof. Me. Vilmar do Nascimento Rocha, foi premiado na 21ª edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciências Engenharia), que aconteceu na USP (Universidade de São Paulo) de 24 a 30 de março. O evento incentiva e cria oportunidades para cientistas e educadores da educação básica em áreas de STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, além de premiá-los.
Jovens cientistas e professores-orientadores de todo país se reuniram para mostrar e apreciar as inovações nos campos das Ciências e Engenharias, através da construção do conhecimento, e que podem trazer soluções para os mais diversos contextos do país.
O trabalho premiado é das autoras Bianca Santana Teixeira Novais e Luana Santana Teixeira, Novais, naturais de Tanhaçu (BA), e leva o título: O Kindle Direct Publishing e a autopublicação como mecanismo para o reconhecimento dos escritos de jovens autoras.
Segundo o Prof. Vilmar, “a pesquisa consiste, basicamente, na escrita de uma obra de fantasia distópica voltada para o público jovem e a publicação dessa obra sem o apoio de uma editora tradicional. Esse era um sonho de infância das meninas que se concretizou através de um grupo de pesquisa. A nossa contribuição, além da orientação, se deu na proposta da didatização da obra em sala de aula”.
Ele ainda completa que “os escritos trazem ainda, uma inovação metodológica que consiste na execução das duas fases da pesquisa de forma paralela e simultânea, além da atualização de conceitos já bem difundidos no campo da Linguística Aplicada”.
Autoras e orientador ganharam em 2º lugar na Categoria Ciências Humanas e tiveram o seu trabalho reconhecido nacionalmente. “É uma alegria imensa receber esse prêmio, pois chancela as nossas escolhas ao se fazer pesquisa”, destaca o professor-orientador.
Veja o projeto premiado na estante virtual da Febrace (clique aqui).
Vinny Publicidade com fotos - divulgação