Integrantes do MST são expulsos de fazenda na região da Chapada Diamantina

Integrantes do MST são expulsos de fazenda na região da Chapada Diamantina

Após um confronto com proprietários de terras e pessoas da comunidade, os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desocuparam, nesta sexta-feira (03), a Fazenda Limoeiro, na zona rural de Itaitu, em Jacobina, na região da Chapada Diamantina. A Polícia Militar (PM) foi acionada e disparou tiros de bala de borracha para conter a confusão.
Durante a ação, as barracas dos integrantes foram destruídas. A ocupação começou na segunda-feira (27), com a justificativa de que os 1.700 hectares da propriedade estariam improdutivos.
Em conversa ao G1, o MST classificou a ação como violenta e que foi colocada em risco a vida das pessoas. O movimento informou ainda que a fazenda está abandonada há mais de 15 anos.
Apesar da alegação do MST, o dono da fazenda, João Lima, defende que a terra é produtiva. ”Isso aqui não está abandonado. Todos os impostos estão pagos e declarações feitas” disse.
Segundo o tenente-coronel Reinaldo Fernandes, comandante da PM de Jacobina, os integrantes resolveram desocupar a fazenda e aguardar a decisão da justiça.
Ainda sobre a ação, por meio de nota, a PM informou que policiais foram acionados para cumprir um mandado de reintegração de posse da fazenda. No local, teriam sido identificados alguns manifestantes e suas respectivas lideranças. A PM teria realizado a mediação do conflito e os invasores do terreno saíram de maneira espontânea. Guarnições da corporação permanecem no local. Com informações do G1.

Vinny Publicidade com foto - reprodução | redes sociais