Jade Ribeiro, aluna do 3° ano do curso técnico em enfermagem, se emocionou ao se postar ao lado de Jerônimo Rodrigues, durante a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral de Iraquara, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (8). O governador esteve acompanhado pela secretária da Educação, Adélia Pinheiro, durante o evento, quando também inaugurou o Estádio Municipal e a obra da Areninha Society, no bairro Morumbi, em Iraquara.
“Agora, teremos novos cursos e professores, que também vão nos ajudar na escola. Por isso, eu acho que o ensino vai ser melhor. Temos, também, a área da piscina, da quadra, e o laboratório de biologia, com aparelhos que a gente nunca teve. Isso é fundamental”, disse Jade, que ainda se declarou surpresa pelo convite de participar do descerramento da placa de inauguração do equipamento de ensino.
Com investimento de R$ 31,8 milhões, a nova unidade de ensino, construída por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), dispõe de 24 salas de aula, seis laboratórios, quatro salas multifuncionais, biblioteca, auditório, refeitório, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, com pista de atletismo e piscina semiolímpica. O Governo do Estado, também através da Secretaria da Educação, entregou, ainda, um ônibus escolar rural, no valor de R$ 237,8 mil.
O governador destacou a alegria em ver professores, estudantes e familiares empenhados nesta fase em que se dá o início do ano letivo. “Queremos fazer um grande mutirão pela educação baiana e brasileira. Vamos dar seguimento com as entregas de escolas, durante todo o mês de fevereiro e março. Aqui, em Iraquara, me comprometi com outros projetos de interesse do município, para o desenvolvimento da educação e cultura”, disse Jerônimo Rodrigues.
A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, comemorou a adesão de estudantes ao ensino em tempo integral, em Iraquara. Dos 747 alunos matriculados até o momento, 287 se matricularam em turno integral. “Estamos em um amplo programa de modernização e construção de novas escolas, adequando as suas estruturas para funcionar em tempo integral e acolher o estudante nessa forma de educação. Este ano temos, aproximadamente, 58 mil matrículas em turno integral, que é um avanço bastante significativo. A meta é ampliar, ano a ano, essa participação de estudantes na nossa rede”, enfatizou.
Vinny Publicidade com foto - Mateus Pereira | GOVBA