O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos fortes, com velocidade entre 60 a 100 km/h no litoral da Bahia e outros 13 estados.
Conforme o órgão, o índice pluviométrico em Salvador e nas regiões sul e recôncavo pode variar entre 50 e 100 mm por dia – a partir de 10 mm, é considerado volume alto. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro despejado em uma área de 1 metro quadrado.
O Inmet recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observar alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. “Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos“, diz o alerta.
As condições climáticas previstas podem causar, ainda, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o órgão.
De acordo com o G1, a atuação de um sistema de baixa pressão persiste sobre a região Nordeste, segundo a Codesal. Nesta terça-feira (29), a previsão é de céu nublado, com pouca abertura de nuvens e pancadas de chuvas a qualquer hora. Entre quarta-feira (30) e domingo (4) a previsão é de céu nublado, com chuvas fracas, por vezes moderadas.
Foto/Ilustrativa: Vinícius Silva | Vinny Publicidade