Prefeito Phellipe Brito faz visita técnica no local que será construída a área de escape

Prefeito Phellipe Brito faz visita técnica no local que será construída a área de escape

O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, acompanhado do Dr Aníbal representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas “Seinfra”, em projetos de segurança em rodovias e Dr Marcelo responsável pela empresa SVC, que está com a concessão da rodovia. Com objetivo de realizar visita técnica no local onde será realizado o projeto da área de escape, onde será a primeira obra no Estado da Bahia.
Em contato com a redação do site Vinny Publicidade, o prefeito Phellipe Brito, disse: “Gratidão a Dr Saulo Pontes, Secretário Dr Marcus Cavalcanti, Deputado Estadual Marquinho Viana, Deputado Federal Paulo Magalhães, Senador Otto, Governador Rui Costa“. Completa Brito.

O que realmente é uma área de escape?
Como sugere o nome, a área de escape é um recurso implementado nas estradas e seu objetivo é oferecer uma zona segura e isolada para a desaceleração emergencial de veículos pesados. Em nossa visão, é uma das soluções mais criativas e funcionais para aumentar a proteção nas rodovias brasileiras.

Como as áreas de escape funcionam na prática?
Apesar de o objetivo ser sempre o mesmo — desacelerar o caminhão —, o funcionamento das áreas de escape era diferente de acordo com a sua tecnologia. Naquelas que usavam rampas, a desaceleração acontecia com a ajuda da gravidade, já que um aclive consegue reduzir consideravelmente a velocidade do veículo.
A partir do momento em que se passou a usar a engenharia material, com brita, saibro, cinasita e afins, o foco era causar uma desaceleração mais severa e ágil, em um trecho muito mais curto. Afinal, tão logo o veículo entra em contato com a superfície aderente, ele afunda, perde velocidade e para por completo.
Essa solução é muito mais interessante que as rampas por uma questão de custo e de implementação. As rampas exigem um investimento considerável em terraplanagem e a sua eficiência está diretamente ligada ao tamanho do trecho, justamente para evitar o risco de um veículo excedê-las.

Importância
Em todos os países, o resultado desse investimento é claro e objetivo. Veja o Brasil como um exemplo. Se pensarmos apenas nas áreas de escapes presentes na BR-116 e na BR-376, entre 2011 e 2020, elas salvaram mais de 400 vidas, evitando mais de 280 situações de emergência — e isso é um dado de 2020.
Para acompanhar o resultado das áreas de escape, é interessante conferir as publicações da empresa responsável por essa estrutura. Em setembro de 2021, a Arteris S/A publicou que sua área de escape no Km 667 da BR-376 evitou um acidente envolvendo uma carreta carregada com mais de 48 toneladas de ácido sulfúrico.
De sua inauguração em 2019 até 04 de junho de 2022, essa mesma área de escape registrou 78 entradas e salvou 150 vidas. É por isso que elas são tão importantes para a garantia da segurança nas estradas, pois o retorno ao investimento existe sob todos os aspectos — humano, social e econômico.

Vinny Publicidade com foto - divulgação