Robô Base e Maverick BCS foram os nomes escolhidos para os Andróides criados por oito jovens assistidos pela Base Comunitária de Segurança (BCS/Nova Cidade) da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Os meninos e meninas formaram a equipe da Base e conquistaram a medalha de bronze no torneio “Anicon de Cultura”, realizado no Shopping Boulevard, na cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia.
Entre o sábado (24) e domingo (26), os jovens concorreram com outros grupos na competição que consistia em agilidade, equilíbrio, inteligência artificial, além do sensor dos robôs. O comandante da unidade, tenente Vinicius Sampaio, explica como a equipe da BCS chegou até o pódio.
“O torneio funcionou como uma luta. Uma das regras da disputa era não deixar o robô sair do ‘tatame’ e com calma e treinamento, eles conseguiram o terceiro lugar”, disse o oficial.
Ainda de acordo o tenente, os andróides foram fabricados na unidade pelos assistidos pelo ‘Projeto Robótica na BCS’, com uso de sucatas e diversos materiais elétricos, tendo como professor o soldado PM Willy Iglezias, graduado em engenharia de computação.
“São garotos e garotas que vivem em situação de vulnerabilidade social no bairro de Nova Cidade e estudam em escola pública. Para nós, é uma satisfação muito grande poder despertar interesse na área tecnológica, a fim de que isso ajude no lado profissional futuramente”, concluiu o comandante.
Vinny Publicidade com fotos - divulgação/SSP