Setur-BA implementa plano “Viva Turismo Bahia” na Costa dos Coqueiros

Situada no litoral norte da Bahia, a zona turística Costa dos Coqueiros começa na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e vai até as proximidades da divisa com Sergipe. Pelo caminho, praias muito procuradas, como Guarajuba, Praia do Forte e Baixio. Artesanato, gastronomia, manifestações culturais populares e construções do período colonial são atrativos também na extensão Atlântica.
Na terça-feira (5), foram iniciadas na Costa dos Coqueiros as ações do plano de retomada “Viva Turismo Bahia”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). O Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, no litoral de Camaçari, sediou o evento. As ações da Setur-BA contam com o apoio da Desenbahia, Sebrae, Banco do Nordeste e UFBA.
A primeira atividade foi um workshop de gestão pública no turismo, com a participação de representantes das prefeituras da região e do trade. Eles receberam orientações sobre empreendedorismo, atendimento e linhas de crédito. O plano prevê quatro eixos de atuação: segurança sanitária, capacitação/qualificação, infraestrutura e promoção dos destinos.
Nosso objetivo é impulsionar ainda mais as atividades nesta zona turística, que tem a expectativa de receber 1,5 bilhão de dólares em investimentos privados, até 2034”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Para o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, “o planejamento tem que ser mais direcionado, com obras de infraestrutura contínuas, para a construção de um turismo mais forte na região”.
Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, “temos atrativos maravilhosos, mas falta potencializar”.
Durante o evento, as prefeituras foram convidadas a se cadastrar no projeto Bahia Estado Locação, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Setur-BA, para oferecer destinos baianos como cenários em produções audiovisuais. A zona turística Costa dos Coqueiros é formada pelos municípios de Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Entre Rios, Esplanada, Lauro de Freitas, Mata de São João e Pojuca.

Vinny Publicidade com foto - Ascom/Setur-BA