Agricultores familiares de comunidades quilombolas do Piemonte da Diamantina recebem o Cefir

O Governo do Estado entregou 570 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) de nove quilombos do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, localizados nos municípios de Jacobina, Mirangaba e Caém. A ação beneficiou agricultores atendidos pelo projeto Pró-Semiárido. Até março de 2023, a meta é beneficiar 28 comunidades e certificar 1.652 famílias na região.

O Cefir tem por finalidade proteger o território de explorações indevidas, ajudar no planejamento ambiental e uso da área, e regularizar a situação documental das famílias, o que contribui para o acesso a políticas públicas destinadas à agricultura familiar e especificas para comunidades quilombolas. “O objetivo desse trabalho é proteger as áreas, proteger o território, principalmente da chamada grilagem verde, uma situação que tem ocorrido bastante, e regularizar a situação documental das famílias”, explicou Jacson Machado, engenheiro ambiental e sanitarista do Pró-Semiárido.
O Cadastro reúne todas as informações ambientais do território, como um retrato que mostra onde há mata (Área de Preservação Permanente-APP, Reserva Legal e Vegetação Nativa – caatinga) e a área de uso da comunidade: roças, plantações, pastos, casas etc.
O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado, fruto de acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

Vinny Publicidade com foto - Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)