Com o intuito de catalogar algumas espécies de plantas em risco de extinção no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, estudantes do Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro, situado na localidade, desenvolveram um herbário. A iniciativa integra o projeto ‘Herbário: plantas em extinção no distrito de Ibitira’, que conquistou o 1º lugar na categoria ‘Cientista Júnior’ entre as pesquisas científicas concluídas, na 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), realizada de forma on-line, em dezembro de 2021.
A partir de ideias obtidas por análises no distrito de Ibitira, as estudantes Maria Clara Batista, 16, e Maria Virgínia Viana, 15, ambas do 1° ano do Ensino Médio, perceberam que a população tem pouco conhecimento sobre as espécies de árvores que estão em extinção. Partindo deste problema, elas resolveram produzir um herbário para que sirva de exemplo para futuros estudos de plantas em extinção e, também, para informar à população sobre as implicações que poderiam ocorrer caso essas plantas desaparecessem do ecossistema.
O orientador Marcos Batista destacou a importância do projeto para o aprendizado e crescimento dos estudantes. A pesquisa científica é um instrumento transformador, que possibilita a cada estudante experiências que ampliam sua visão de mundo. Ela é capaz de aguçar e alimentar a curiosidade, a criatividade e o protagonismo dos estudantes. Acredito que a educação científica é indispensável dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Vinny Publicidade com foto - divulgação - Ascom/SEC