Em virtude das fortes chuvas que atingiram o município de Andaraí, na Chapada Diamantina, Bahia, nas últimas 24 horas, provocou alagamentos, deslizamentos de terra e estragos em diversas áreas. Neste sábado (11), uma equipe visitou as casas atingidas, vistoriando as áreas de maiores riscos e todas as providências foram adotadas para garantir a segurança das famílias. Não houve registro de feridos.
As principais ocorrências foram registradas na Santa Bárbara, com mais de 20 famílias atingidas, que precisaram sair de suas casas por conta do risco de desabamento. A Defesa Civil ainda registrou estragos em residências no Alto do Ribimba, na Rua da Boa Noite, na Rua do Lajedo e no Alto do Ibirapitanga.
“Estamos em alerta e prontos para levar resposta rápida às famílias que estão precisando. As equipes já foram acionadas e a nossa força-tarefa vai prestar assistência para todos” afirma Jarlita Cirineu, membro da equipe da Defesa Civil Municipal.
O espírito de solidariedade prevaleceu. Em parceria com a Prefeitura de Andaraí, a população local e uma empresa privada ajudaram a desobstruir a via de acesso à Santa Bárbara, onde houve um grande deslizamento de terra que interrompeu todo o acesso à cidade.
Outra ocorrência importante foi na Rodovia Estadual BA-142, nas imediações de Andaraí, próximo à ponte do Fertém. Árvores caíram e houve deslizamento de terra às margens da rodovia, interrompendo a passagem de veículos no trecho da ponte sobre o Rio São Francisco. De imediato, máquinas da Prefeitura chegaram ao local para realizar a desobstrução da via.
Atenção para os cuidados
De acordo com a previsão do tempo, chuvas são esperadas para as próximas horas. Por isso, listamos uma série de cuidados.
Em caso de possibilidade de alagamentos, desligue o quadro de luz, retire os eletrodomésticos da tomada e separe remédios, roupas e itens essenciais, além de água e alimentos. Sendo possível, procure um local seguro para se abrigar.
Em casas com pessoas acamadas, gestantes, crianças ou idosos, é importante que, após os primeiros sinais de alagamento, essas pessoas devem ser levadas com prioridade a um local seguro.
A prefeitura solicita aos moradores que caso haja movimentação de terra, como rachaduras ou quedas de árvores, ou ainda deslizamento de terra com água, deixe o local de risco imediatamente. Com informações da Ascom/Andaraí.
Foto/arte: Vinny Publicidade