A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela Barragem da Pedra, em Jequié, no Sudoeste da Bahia, fez um alerta na manhã dessa sexta-feira (10), para uma vazão maior de águas, que começam a ser liberadas no início da tarde.
Segundo a empresa, o reservatório está com mais 62% do volume útil, devido ao período de chuvas intensas na Bacia do Rio de Contas, assim sendo necessário aumentar a vazão da barragem. A companhia informou que a população ribeirinha deve ficar atenta ao aumento de água no Rio das Contas. Os principais institutos de meteorologia apontam que a chuva forte deve permanecer na Bahia ao menos até o domingo.
De acordo com o comunicado, serão liberados nesta sexta-feira 380 metros cúbicos por segundo e deverá aumentar no sábado para 550m³, no domingo 650m³/s e na segunda-feira para 700m³/s. O cronograma de vazão do lago teve início na última segunda-feira (6) com 200m³/s. Já na terça foram 300m³/s e na quarta-feira 400m³/s. Ontem a distribuição era de 200 metros cúbicos. A liberação de mais águas do lago da Barragem de Pedra atingirá população ribeirinha nos municípios de Jequié, Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal e Itacaré.
Vinny Publicidade com foto - Giro Ipiaú