11⁰ GBM realiza capacitação para os condutores de ecoturismo de Ibicoara

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) através do 11°GBM de Itaberaba, realizou mais uma capacitação de primeiros socorros para 91 condutores de ecoturismo da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, Bahia. O objetivo do curso, que ocorreu de (29/11) a (05/12), é capacitar os condutores de ecoturismo, para que eles tenham condições de atuar em casos simples como insolações até uma parada cardiorrespiratória (PCR), mais precisamente sobre os procedimentos a serem adotados até a chegada de equipe de emergência especializada.
Durante as aulas, que duram dois dias e unem teoria e prática, os condutores aprendem sobre os diversos tipos de situações envolvendo traumas, além de situações como queimaduras, desmaios e em como reconhecer uma Parada Cardiorrespiratória – PCR, a pedir ajuda e a atuar com o Suporte Básico de Vida – SBV. Eles aprendem ainda, como dar os primeiros atendimentos com o máximo de qualidade possível, especialmente em locais de difícil acesso.
Um primeiro atendimento adequado com qualidade faz a diferença na recuperação do paciente. A capacitação foi totalmente pensada de acordo com a realidade da região e com as necessidades daqueles profissionais, usando como norte o protocolo de Suporte Básico de Vida da American Heart Association“, explicou o capitão BM Álvaro Serrão.
De acordo com o capitão, coordenador do projeto e instrutor de suporte básico de vida, a idealização da atividade aconteceu em 2018. “Enquanto capacitávamos brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais através do programa Bahia Sem Fogo, percebi a necessidade de atender a esse público que lida diretamente com pessoas e que, por vezes, deslocam para locais de difícil acesso com turistas e que podem precisar de algum tipo de intervenção“, completou o oficial. As informações são da 11⁰ GBM.

Vinny Publicidade com foto - divulgação/11⁰ GBM