Exames realizados em amostras de três pacientes confirmaram a presença da variante Gamma (antiga P.1, originária de Manaus) do novo coronavírus em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu a informação do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), por meio do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS), na semana passada.
A primeira amostra foi de uma paciente, de 30 anos, que foi monitorada em domicílio e já está recuperada. Ela ainda não havia sido vacinada antes da Síndrome Gripal.
A segunda amostra foi de uma paciente com 69 anos, que evoluiu para óbito, no mês de maio, em unidade hospitalar por complicações da Covid-19. Ela já havia sido vacinada com a 1ª dose da Astrazeneca/Fiocruz no dia 30 de março.
A terceira foi de um paciente de 79 anos, que foi hospitalizado com quadro clínico persistente, mas evoluiu bem, recebeu alta hospitalar e já está recuperado. Ele foi vacinado com as duas doses da CoronaVac/Butantan.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os três casos estão em fase de investigação epidemiológica, que é a análise da evolução da doença, com levantamento do histórico dos pacientes desde que foram infectados, incluindo seus contatos. O resultado da investigação ainda não ficou pronto.
Boletim
Um novo caso de Covid-19 foi confirmado em Vitória da Conquista nesta terça-feira (07). Este é o terceiro dia consecutivo que o município não registra óbitos em decorrência de complicações da doença.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somam-se 34.810 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 34.104 já estão recuperados, e 613 evoluíram para óbito.
Neste momento, 93 pacientes se encontram em recuperação, estando 12 internados e 81 em tratamento domiciliar. Além disso, 535 casos suspeitos do Novo Coronavírus aguardam classificação final (investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial).
Ocupação de leitos
O município possui 19 pacientes internados em parte dos 108 leitos disponíveis pelo SUS para pacientes com Covid-19 no município, representando 17,2% de ocupação de leitos clínicos e 18% de UTI.
Além de pacientes de Vitória da Conquista, também estão internados moradores dos seguintes municípios: Anagé, Barra do Choça, Brumado, Caetanos, Carinhanha, Dom Basílio, Guanambi, Ibicuí, Jussiape, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Tanhaçu e Tanque Novo.
Foto: Vinícius Silva/Vinny Publicidade