5 casos de Coronavírus confirmados em Vitória da Conquista

Coronavírus em Vitória da Conquista
Neste sábado (04/04), mais 3 casos do Novo Coronavírus (Covid-19) foram confirmados em Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia: 2 deles por meio de exames realizados por laboratório privado e 1 confirmado pelo Lacen. Os dois casos confirmados por laboratório privado seguem para contraprova no Lacen, em Salvador.
Já são 5 casos confirmados no município até às 19h de sábado, de acordo com o Boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Os dois novos casos confirmados por laboratório privado são de duas mulheres, de 53 e 35 anos, sem comorbidades, que apresentaram sintomas respiratórios suspeitos de coronavírus e procuraram o laboratório privado para realizar o exame de diagnóstico da doença. Elas seguem em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares. Além disso, já apresentam melhora do quadro de saúde e estão devidamente monitoradas e acompanhadas pela equipe de referência do Covid-19 da Secretaria de Saúde.
As duas pacientes já estavam no banco de dados da equipe de monitoramento, pois o laboratório privado, onde fizeram o exame, envia relatório diário informando todos os pacientes atendidos com casos suspeitos para Covid-19.
O quinto caso confirmado é de um homem, de 42 anos, com histórico de viagem para o Rio Grande do Sul, notificado por meio do Call Center da Secretaria de Saúde e sintomático quando realizou o exame no dia 1º de abril. Ele se mantém isolado desde a sua chegada em Vitória da Conquista.
Ainda de acordo com o Boletim, já foram notificados 229 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19 no município, com 109 casos descartados laboratorialmente e 5 descartados por vínculo epidemiológico. Além disso, 65 aguardam resultado das amostras enviadas ao Lacen Estadual e 45 aguardam coleta.
Após a coleta, as amostras são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado, em Salvador, que é responsável pela divulgação dos resultados dos exames do município, após a análise laboratorial das amostras enviadas para o diagnóstico de Covid-19.
(Vinny Publicidade com foto/arte – PMVC).