Ibicoara: Vítimas de ofensas pela internet buscam delegacia para punir autores

Vítimas de ofensas pela internet
A internet oferece muitas possibilidades para o trabalho, educação e diversão. O problema é que existem pessoas que utilizam da versatilidade da rede para agredir a imagem de outras pessoas. Em Cascavel, Distrito de Ibicoara, região da Chapada Diamantina – BA, nove (9) mulheres passaram pela situação e procuraram a justiça em busca de punição dos autores das ofensas.
Em contato com a reportagem de Vinny Publicidade uma das vítimas relatou “Na última quinta-feira 18 de julho de 2019, por volta das 21h25min, assim que eu cheguei do colégio, recebi uma mensagem, na qual estava escrito que essas mulheres que estavam nas fotos, estavam traindo os seus maridos, na mesma hora eu entrei em estado de choque, mas procurei me acalmar e fui informar as outras mulheres o que estava acontecendo. Peguei o número do WhatsApp de cada uma delas e criei o grupo e decidimos fazer a denúncia. Essas imagens com as nossas fotos estão circulando por grupos de WhatsApp e Facebook. Isso é um constrangimento e tanto pra nós”, explica. A vítima informou que na sexta-feira (19) todas registram o boletim de ocorrência e aguardam a investigação do caso. Um caso parecido aconteceu nas cidades de Piatã e Novo Horizonte, também da região da Chapada Diamantina, onde Policiais Civis deflagraram a
1ª fase da Operação Gossip, na última segunda-feira (15). A ação foi iniciada a partir de ocorrências registradas por mulheres, vítimas de ofensas em redes sociais.
A Lei Carolina Dieckmann em vigor desde 3 de abril de 2013, prevê punições para crimes digitais e para quem divulga informações pessoais sem consentimento. A lei também determina penas que podem ir de três meses a um ano de detenção e multa para quem invadir aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares – as penas aumentam ainda mais se houver comercialização das informações obtidas na invasão ou se atentarem contra o presidente da República, governadores, prefeitos, entre outros. A lei 12.737/2012 foi apelidada de Carolina Dieckmann por causa de fotos da atriz nua divulgadas na Internet sem a sua autorização. Na ocasião, ela recebeu ameaças de extorsão para que as imagens não fossem publicadas. Carolina denunciou o caso à Policia e, durante as investigações, se constatou que sua caixa de e-mails havia sido violada.
(Foto: Contato – Vinny Publicidade).