Aconteceu em Andaraí na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (17) um encontro regional para debater a atual situação do Rio Utinga.
O encontro reuniu representantes de várias comunidades, entidades, indígenas, prefeitos, vereadores, secretários e do Governo Bahia, para que juntos pudessem chegar a uma solução o mais breve possível sobre a atual crise hídrica que vive o Rio Utinga, chegando ao ponto de faltar água até mesmo para o consumo humano.
Durante a parte da manhã, aconteceu na sede da prefeitura, um bate papo com prefeitos e representantes de alguns municípios que acabaram antecipando a sua chegada a cidade, onde na roda de conversa pôde se chegar a um parecer prévio da atual situação e que mais tarde seria discutido na reunião geral.
O encontro na parte da tarde aconteceu no espaço cultural, onde todos tiveram vez e voz para sugerir idéias, planos e metas para chegar a uma melhor forma de manter e cuidar das nascentes e afluentes que vem se agravando a cada dia.
Como dito no encontro, “hoje nasceu uma sementinha” que deverá germinar sob as águas do rio, pois foi um encontro produtivo. Como a situação é emergencial uma equipe liderada pelo Pecuarista Wilson Cardoso se prontificou a fazer uma visita pessoalmente as margens do rio nesta quinta-feira (18) onde juntos vão elaborar um relatório que deverá ser encaminhado ao INEMA, SEMA para que juntos possam chegar a uma conclusão e a melhor forma de trazer de volta a água aos seus afluentes, este rio é responsável por abastecer as casas de milhares de pessoas e produtores de alimentos nos 06 municípios que são atendidos pelo Rio Utinga na Chapada Diamantina. Vale lembrar que o encontro teve início por volta das 15:00hrs e só finalizou por volta das 20:30hrs, depois que todos chegarem a um consenso. (Vinny Publicidade com foto de Kleber Medrado / Otto Santos e com informações do Seliga Chapada).