O grupo de vaqueiros pega e não se apega de Ibicoara, localizada na Chapada Diamantina, receberam, nos dias 05 e 13 de janeiro, o Grupo de Montaria Sem Limites, da cidade de Jequié/BA. Esse grupo com 08 anos de formação, é composto por amigos veterinários, criadores e amantes de aventuras e montarias, que a cada início de ano escolhem uma determinada região, fazem com antecedência o reconhecimento do percurso e principalmente, entram em contato com as pessoas parceiras, no sentido de recebe-las, assim como os seus animais, que são os principais personagens dessas andanças.
O primeiro pouso dessa turma foi na fazenda de seu Gaudino, no povoado do Alagadiço, município de Iramaia.
No dia seguinte, seguiram rumo à fazenda de Zé de Geva, no povoado de Placa, também Iramaia, local do próximo pouso.
No dia seguinte, seguiram viagem, agora com destino ao Novo Acre (Jiquy). Saíram cedo, pois o sol queimava e teriam pela frente a temida ladeira do Contestado (uma subida íngreme de mais ou menos 06 km) e os animais sentiram um pouco.
Ficaram um dia descansando no Jiquy e na terça-feira a comitiva seguiu viagem, agora com destino à fazenda de Dr. Carlos, no Brejão, município de Ibicoara, onde conheceram a Cachoeira do Buracão e Cachoeira do Licuri.
Na quinta-feira, debaixo de chuvas, com Salomão e sua potente buzina e ainda com o apoio do carro de som do grupo, com a linda música “Mágoa de Boiadeiro” e a população assistia acenando de suas janelas à passagem dos vaqueiros na cidade de Ibicoara.
Na manhã de hoje (14), vagueiros participaram da tradicional oração realizada pela comitiva e despedimos dos grupos desejando a todos boa viagem de retorno aos seus lares. (Fotomontagem: Vinny Publicidade).