O governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (21), a nova ala da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, no sudoeste baiano. A unidade passa a contar, a partir de agora, com 10 leitos de UTI adulta e outros 10 de UTI Neonatal.
“Com esses novos leitos, o hospital de Brumado passa a poder realizar diversos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que antes não estava habilitado a fazer, por não ter uma UTI de retaguarda. Estas unidades, tanto a adulta, quanto a neonatal, vai ajudar a salvar muitas vidas”, afirmou o governador Rui Costa.
O hospital realiza 70 mil atendimentos por ano, 60 partos por mês e oferece serviços de urgência, atendimento à gestação de alto risco, atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, além de apoio diagnóstico e terapêutico.
A unidade atende às demandas de 21 municípios, entre eles Araçatuba, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Tanhaçu, Maetinga, e Presidente Jânio Quadros.
Policlínica – Na oportunidade, Rui Costa afirmou que há a possibilidade de implantação de uma policlínica em Brumado.
“Aqui em Brumado estamos buscando chegar a um entendimento entre prefeitos de municípios da região. Ainda hoje iremos nos reunir para tratar do assunto. O critério básico para a implantação das policlínicas é reunir um consórcio com os municípios que some algo em torno de 500 mil habitantes”, contou Rui.
O governador entregou, ainda, cinco ambulâncias para os municípios de Calculé, Bom Jesus da Serra, Anagé, Botuporã e Ibiassucê. (Fotos: Mateus Pereira/GOVBA).