A destruição de equipamentos para funcionamento de um sistema de irrigação que captava água do Rio Arrojado, em Correntina, no Extremo Oeste baiano, causou prejuízo de R$ 50 milhões à empresa agrícola Igarashi. A informação foi passada pela Polícia Civil ao Correio e confirmada pela empresa nesta última sexta-feira (17).
O ataque foi promovido por ocorreu no dia 2 de novembro por agricultores e pecuaristas que vivem próximo ao Rio Arrojado e estavam insatisfeitos com a captação de água por parte de duas fazendas da empresa. Entre 500 e 800 pessoas, transportadas em 5 ônibus e caminhonetes, participaram da ação.
O caso é investigado por uma força-tarefa da Polícia Civil, que já ouviu mais de 30 pessoas para saber os autores e patrocinadores da destruição.
A Igarashi, que possui desde 2015 outorga da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para captar 180 mil metros cúbicos de água por dia do Rio Arrojado, comentou, em nota, que o prejuízo na fazenda pode ser maior, “haja vista que ainda precisamos de mais avaliações, inclusive de fabricantes.”
Nesta semana, a polícia decidiu decretar sigilo no caso e declarou que não daria mais informações, até que o mesmo seja concluído e responsabilize os culpados pelo prejuízo milionário. Desde o dia 2, o policiamento está reforçado em Correntina, cidade de 33 mil habitantes, localizada a 914 km de Salvador. (Foto: Reprodução).