O Prefeito de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, João Machado, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e vereadores Bito, Viturina, Bô, Simone, Valter, Dai solicitaram uma reunião com o secretário de saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas e convidaram, em parceria com a direção do Hospital Suzy Zanfretta, os Prefeitos dos municípios vizinhos, e Secretários Municipais de Saúde. A Reunião aconteceu na Secretaria de Saúde do Estado, em Salvador, na última quarta-feira (04) e estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde de Barra da Estiva Eudes Alves, o Prefeito do Município de Ibicoara Haroldo Aguiar, o Secretário de Saúde de Ibicoara Edenísio Guimarães (China), o Secretário Municipal de Saúde de Tanhaçu Mauro Camizão, a Secretária Municipal de Saúde de Ituaçu kalilly e as representantes do hospital Suzy Zanfretta, Irmã Frida -Diretora e Nilda, também compareceu o Deputado Estadual Nelson Leal, para discutirem a situação do Hospital Suzy Zanfretta de Barra da Estiva que atende toda a região e passou por cortes recentes nas AIH’s- de clínica médica (autorização de internação hospitalar).
Após ser questionado sobre a possibilidade de rever o corte das AIH’s, o secretário disse não haver essa possibilidade, pois segundo ele não há necessidade de todas as internações de clínica médica. O hospital tinha antes do corte 175 AIH’s, após o corte ficaram 65 AIH’s de clínica médica, e que estas correspondem/atendem a necessidade do município de Barra da Estiva e dos municípios pactuados na PPI.
Ainda, segundo Fabio Vilas Boas, a maior parte dos problemas de saúde devem ser resolvidos na atenção básica – PSF, pois o hospital deve ser utilizado somente para os casos de urgência e emergência. De acordo com o secretário do Estado, o hospital de Barra da Estiva não foi o único a sofrer cortes, praticamente todos os hospitais do Estado sofreram cortes nas AIH’s, inclusive alguns hospitais foram fechados na Bahia.
Foram pontuadas todas as dificuldades dos municípios e a necessidade da população em utilizar o hospital, assim, caso o hospital não possa atender a demanda não há para onde encaminhar os pacientes. Porém, o Secretário manteve seu posicionamento que ao ser “cobrado” pelas AIH’s que já foram utilizadas pelo hospital, cerca de 600 AIH’s, solicitou o encaminhamento de ofício ao setor competente para avaliação e se há possibilidade de pagamento.
Apesar de não obter êxito no sentido de reverter o corte nas AIH’s, o secretário se comprometeu a ajudar o hospital com equipamentos que possam melhorar a qualidade dos atendimentos. Outro ponto positivo da reunião foi quanto à possibilidade de melhoramento da Ficha de Programação Orçamentaria (FPO) do hospital na parte de atendimento ambulatorial e a possibilidade de reavaliar o contrato da SESAB com o hospital.
Na oportunidade o secretário Eudes, falando em nome dos municípios presentes, solicitou realização de um mutirão de cirurgias de catarata na região, uma vez que há uma demanda grande dessas cirurgias, comprovando assim sua necessidade. Contudo, o secretário Fabio ressaltou que o Estado não dispõe de dinheiro no momento para mutirão, pois o Estado já gastou mais de 12 milhões com outros mutirões de cirurgias eletivas. Lembrou ainda que há o credenciamento para essas cirurgias, através do sistema lista única e que os municípios devem cadastrar os pacientes e aguardar a realização das cirurgias de catarata, entre outras cirurgias.
O prefeito João fez vários questionamentos sobre o problema do hospital, lembrando-se do compromisso que tem com a população apesar das dificuldades encontradas no município. A Irmã Frida, diretora do hospital, ressaltou para o Secretário Fabio Vilas Boas que Barra da Estiva e Ibicoara já pagam os procedimentos que excedem, no entanto isso não é o suficiente para manter o hospital.
Diante de todas as dificuldades apresentadas o Deputado Nelson Leal, que está acompanhando a luta pela manutenção do hospital, se comprometeu a colocar emenda parlamentar para ajudar o hospital, já que o mesmo vem intercedendo junto aos prefeitos, vereadores e secretários em prol do hospital e da população de toda região. (Fotos: Divulgação)/(Vinny Publicidade com informações da acessória da prefeitura de Barra da Estiva).